11 de jan. de 2012

Maquiavel: O príncipe.

Eu terminei de ler essa semana o príncipe. Um livro interessante escrito em 1513 publicado em 1532. Muita gente acha que Maquiavel se resume em "Os fins justificam os meios", mas o Príncipe é bem diferente. Li uma edição da Editora Martin Claret comentada por Napoleão. Serão feitos dois tópicos: O Principal e Napoleão.

O Principal.

Muitas pessoas pensam que príncipe é o marido da princesa. Príncipe, em seu real significado significa principal, o principal de seu principado (reino). Maquiavel coloca em seu texto como um príncipe deve agir. Coloca exemplos do tempo do Êxodo bíblico até a Itália contemporânea de Maquiavel. Ele mostra que o príncipe deve ser temido, mas deve ser amada. Explica os problemas da conquista de um novo principado e as virtudes aplicadas. A frase ditada acima "Os fins justificam os meios" é citada apenas uma vez no livro. O livro é o manual do politico. Para alguns pontuados como "O Manual de como passar a perna nos outros" a  coisa não é assim. Conquistar algumas coisas necessita o fim de outras. E no caso, Maquiavel apresenta a conquista politica. O amor e ódio. A Guerra e a paz. Para muitos, o livro pode guiar uma pessoa que quer carreira. Segundo a editora Martin Claret, o livro é polêmico, perigoso e revolucionário. Um bom livro, mas que não se lê em 2 ou 3 dias. Leia com calma, você não precisa ter pressa.


Napoleão

Nessa edição, vemos como Napoleão se mostrava. Ele qualifica Maquiavel quase sempre como "o bom Maquiavel". Vemos que Napoleão apontou seus planos e suas práticas com ampara deste livro. Muito autoconfiante, Bonaparte se mostra pronto e se diz prevenido de todas as advertências que Maquiavel dá. O problema é que Napoleão não evitou a guerra, apenas incentivou-a, e isso foi sua ruína.  Então, como sabemos, Napoleão, mesmo seguindo a maioria das leis, esqueceu que a mais importante na verdade era a da paz e não a da conquista. Um dia se quiserem conquistar metade da Europa, por favor, não tentem ficar guerreando contra a Rússia no inverno.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons