17 de jan. de 2012

Lucifer: Satã ou Rei?

Satanzinho vai ao McDonalds.
Lúcifer, lucinho, lux-fero, portador da luz, estrela da alva, estrela da manhã. Lúcifer, apontado com adversário de Deus,diabo ou ainda Satã. Lúcifer não é mostrado nenhuma vez na Bíblia. Não tem nenhum livro sacro que diz seu nome mas ainda assim é conhecido como satanás. Lúcifer é um pequeno empecilho na vida de quem estuda o dualismo das religiões monoteístas. O Cristianismo aponta Satanás como adversário de Deus. Não dá indicação de história e nem de qualquer forma. Até mesmo para os judeus, Satanás só aparece depois em I Crônicas (livro que não tem escritor definido, supõe-se que seja Esdras, o escriba) e depois é fortemente apresentado em Jó, uma vez em Salmos, volta por três em Zacarias e depois só volta no Novo Testamento. Muitos dos lugares que pesquisei dizem que a história de Lúcifer está em Isaias 14,13-19


Satanzinho filosofa
"E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir, então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores. Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando.Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar.O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado. "
Isaías 14:3-19

Satanzinho se revela bom baterista
Ok. Muitos apontam como essa a história de Lúcifer. O problema é que nosso bom Isaías deixa claro: Rei da Babilônia. Supostamente o Rei se chamava Helel, e Helel pode se traduzir como Lúcifer em latim, ou pra aquele que brilha em inglês (the shining one) como você pode ver aqui. Na boa, é como traduzirmos um brasileiro que estreia a personagem Clara e os ingleses traduzirem como White. Não faz lógica. Então não há provas históricas que Lúcifer existiu como opositor de Deus. Chamaremos ele de Helel, é mais bonitinho. Helel então era um rei Babilônico, e não Satanzinho.


Um beijo de Helel.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons