22 de dez. de 2011

Origem da Vida: Qual é a Gênese da vida?

Muitas pessoas só conhecem a visão cristo-judaica do Gênese, ou a Criação de Deus. Aqui vou trazer várias outras formas do gênese, mas também trarei a judaico-cristã.


Segundo o Islã:

Eles crêem no Gênese Bíblico, apesar de que uma parte mais liberal acredita no evolucionismo teísta.  Em 1990, Maurice Bucaille publicou The Quran and the Modern Science, apontando referências ao Big Bang e o Big Crunch (teoria que diz que o Universo vai se contrair devido à ativação gravitacional) no processo do Alcorão.

Mitologia Chinesa:

A dança de Shiva.
Pan'ku, O Deus-Absoluto nasceu do Ovo Primordial. Ele cria o mundo com um sacrifício. Pan'ku morre e então a humanidade se desenvolve. Seu crânio é o céu. Sua pele é a Terra. Sua saliva e seu suor é a chuva. Seu olho direito é a lua, e o esquerdo o Sol. De seu sangue vieram o mar e os rios. Dos seus cabelos vieram as plantas. Sua respiração é vento e sua voz o trovão. E os seus ossos são as pedras.

Hinduísmo

Segundo o Hinduísmo, na noite de Brahma, a natureza é inerte, até que Shiva tome atitude para animá-la. Assim ele dança e cria todas as coisas e no fim de sua dança ele cria as armas para destruir todas as coisas existentes.

Mitologia Grega.

Do vazio Caos surgiu, e depois Nix (a noite) e Érebo(as trevas) surgiu também, e assim os três viveram por anos. Nix engravidou de Érebo e ambos geram o Éter (o céu superior) e Hemera(o dia). Depois, Gaia(a terra) surgiu e gerou Urano (o céu). Urano odeia seus filhos e joga eles dentro de Gaia. Gaia fala com Cronos (tempo) para libertar seus irmãos e castrar seu pai.Assim, Cronos castra o pai, mas ao ver o Hecatônquiros e Ciclopes na Barriga de Gaia, desiste, pois são seres muito fortes. Cronos casa-se com Réia, e tem filhos. Cronos tem medo de uma profecia e engole todos os filhos, mas Reia esconde Zeus. Zeus cresce e retira os irmãos de dentro de Cronos. Após isso, liberta os hecatônquiros e ciclopes de Gaia. Então Zeus cria Hefesto e Hefesto gera o primeiro humano, Pandora.

Mitologia Egípcia

Um líquido cósmico chamado Nu e cria o ser subjetivo. Depois do Nu, evolui o Atum, o ser objetivo. Então Atum criou um explosão, a massa cósmica universal. Rá, o neteru (Deus) da Terra criou o Solda Manhã e o Sol da Tarde. Depois criou Chu e Tefnut, que deram origem ao ar e humanidade. Depois ele criou Geb e Nut: A terra e o Céu. Para estes lugares ele criou quatro neterus: Ísis e Osíris, Seth e Neftis. Osíris criou a vida e tudo que há nesse planeta. Ísis cuida de toda a vida. Seth é o mal e tudo ao contrário. Neftis é o deserto, o ato de morte.

Judaico-Cristã

Gênesis 1:

No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

"Platão é meu amigo; Aristótoles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade." - Isaac Newton.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons