18 de dez. de 2011

Cinema: Por que os filmes são tão desvalorizados?

Hoje vou falar da ignorância comum entre a população na hora de ver filmes. Bem, eu ainda sou estudante e tento discutir sobre filmes lá na sala. Cada vez uma coisa pior do que a outra. Bem, vocês que me leêm, já devem ter visto o filme Avatar(2009) de James Cameron ou Matrix(1999) dos Irmãos Wachowski. Bem, a primeira lembrança popular de Matrix é a cena que Neo escapa das balas, e outras cenas de ação e luta. Mas qual é o real propósito de Matrix? Mostrar lutas de ação e efeitos especiais? NÃO! Os irmão Wachowski usram desses artificios para criar uma ideia, para popularizar esta ideia.  Para poucos isso deu certo. Mostrar que vivemos numa Matrix, onde não temos informação e vivemos numa mentira, e que quando tentamos escapar somos perseguidos por aqueles que querem nos manter na mentira. Avatar de James Cameron, é o outro exemplo. Vamos voltar na história e vamos lembrar o descobrimento do Brasil e da  América. Europeus queriam nosso ouro, e nossos índios eram seres animalescos ligados com a natureza que tentavam matar e lutavam com os Europeus, pois os Europeus queriam nossas riquezas. Veja aqui algumas semelhanças:



Bem, com isso, já dá pra perceber que na verdade, Avatar não é ficção científica e nem ação, e sim um filme talvez até político. Agora V de Vingança (2006), também dos Irmãos Wachowski. Que ótimo filme! Mas infelizmente, algumas pessoas não entenderam o real propósito do filme (vide Madame Isabel Boscov com sua crítica "ORIPILAMTE" aqui) Bem,  na minha escola, V é entendido como uma ficção, uma utopia, algo impossível. Para outros, o filme é um filme divertido de ação. São poucas pessoas que enchergam em V de Vingança uma ideia, uma verdade, um objetivo, uma filosofia. Não digo que vou explodir o Congresso. Mas eu posso pensar contra ele com argumento, não é?

4 comentários:

Anônimo disse...

A Veja só fala merda mesmo, V de Vingança é um filme espetacular, que nos mostra realmente o que você disse, uma ideia que nos faz questionar as coisas e não aceitar simplesmente, e não apenas um personagem terrorista como a IMBECIL/REACIONÁRIA da colunista da revista.

Anônimo disse...

rapaz concordo com você sou estudante da UFJ, e quero dizer que nós brasileiros gostamos muito de valorizar as coisas que vem do EUA e da EUROPA.Uma dica se quizer perceber as coisas como elas são estude muito e leia Nietzsche pois em sua filosofia mostra que somos controlados por uma moral que nao tem nada de boa.

Yuri - Dono do Blog disse...

Bem,tenho alguns livros do Nietzsche mas nunca li, pretendo ler um dia. A Veja fez há algum tempo uma capa com uma máscara do V. Na verdade, apenas vemos o quão triste é a ignorância do povo.

Cold disse...

cara concordo plenamente...
e tu percebe essas coisas pq ja tem esse princípio filosófico em vc...
eu percebo pq tbm o tenho...
o objetivo real desses filmes, não só trazer idéias e nos fazer pensar, é também despertar esse princípio filosófico nas pessoas q não o tem...

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons